O desafio de viver a maternidade no mercado de trabalho
"Não há receita mágica, por isso, gostava de partilhar convosco algumas dicas e medidas que aprendi durante este período de pandemia, através de um processo de tentiva e erro, até alcançar o esperado. É uma longa caminhada mas muito fortuita. "
14 agosto, 2020
A maternidade é uma etapa muito esperada e desejada por uma grande maiora das mulheres. E com ela, surgem muitas dúvidas e incertezas. Antigamente, muitas mulheres afastavam-se do mercado de trabalho para ter total dedicação aos filhos. Actualmente, é crescente a quantidade de mulheres que vivem o desafio diário de conciliar a maternidade com o trabalho fora de casa.
Para tornar ainda mais desafiante algo que já é difícil, temos agora a pandemia, adicionando complexidade e deixando-nos a todos nervosos. Não há receita mágica, por isso, gostava de partilhar convosco algumas dicas e medidas que aprendi durante este período de pandemia, através de um processo de tentiva e erro, até alcançar o esperado. É uma longa caminhada mas muito fortuita.
-
Um bom planeamento é importantíssimo. Planear o dia é fundamental para organizar as actividades do trabalho e de casa.
-
No trabalho, é fundamental organizar as actividades de acordo com criticidade, de forma a aumentar a produtividade e potencializar o seu tempo. Para as tarefas de casa, conte com a ajuda da sua rede de apoio (companheiro, pais) na organização e divisão das tarefas, para que não se sinta sobrecarregada. No caso de haver filhos mais crescidos, usufrua disso como oportunidade para incluí-los em tarefas simples de casa, como colocar a mesa e ajudar a preparar o jantar, lavando os legumes, por exemplo.
-
Separe tempo para se dedicar inteiramente aos seus filhos. Não use o telemóvel enquanto estiver a brincar com eles, aproveitando para participar nas suas brincadeiras favoritas, ler-lhes um livro ou ver um filme.
-
Reserva algum tempo para cuidar de si. Meditar, praticar um desporto, caminhar ou correr, ler um livro ou simplesmente dormir. Não importa o que for mas é importante ter um tempo dedicado para si.
-
Manter o diálogo aberto com o gestor do seu projecto, desta forma é possível evitar constrangimentos e desbloquear situações que possam levar a insatisfação profissional. A satisfação profissional ajudará imenso na conciliação com a maternidade.
Amanda Melo, 11 de julho de 2020