Entrevista ao consultor Paulo Azedo
Entrou na Smart em Junho de 2018. A sua área de formação é Front-End Developer, sempre teve um enorme fascínio pelas novas tecnologias e pela programação. Considera-se um autodidata, pró-activo e profundamente curioso, sendo estas algumas das características que o definem. O seu objectivo de carreira é poder trabalhar numa empresa estável e motivante, que encoraje o crescimento individual e colectivo, e obter os conhecimentos necessários que lhe permitam ser o melhor profissional possível.
16 julho, 2020
- Paulo, como e quando começou o teu percurso com a Smart Consulting?
- O meu percurso com a Smart Consulting começou em Junho de 2018. Estava a trabalhar como freelancer web developer, há já algum tempo, e comecei a sentir a necessidade de trabalhar com uma equipa mais completa. Pensei para comigo: “Bom, acredito ter as skills necessárias, deixa-me ver se encontro um projecto novo e interessante que me motive”. E assim foi. A Smart contactou-me, fizemos a entrevista na sede, de seguida fui entrevistado pelo cliente, houve interesse de ambas as partes e já se passaram dois anos (a voar), o que é muito bom sinal.
- Neste momento estás num projecto a desenvolver funções de Front-End Developer. Em que se baseia o teu trabalho?
- Um Front-End Developer trabalha no desenvolvimento web que é mais visível para o utilizador. Utiliza as linguagens de markup e de programação web (HTML, CSS, JavaScript, entre outras), para dar vida aos elementos estáticos criados pelos designers (normalmente chamados de wireframes e mockups), bem como, muitas das funcionalidades web, quer em termos de interface, quer em termos de experiência do utilizador (UX/UI).
- Se tivesse que te definir em algumas palavras, quais seriam?
- Autodidata, pró-activo, curioso, resiliente.
- Qual é o teu maior objectivo profissional?
- Apesar de adorar a programação, e de não me imaginar a fazer outra coisa, penso que a evolução natural será a de liderar uma equipa de web development e poder partilhar todo o meu conhecimento e experiência.
- Para ti, qual é a maior vantagem de ser um Smartie?
- É pertencer a uma empresa sólida, com uma equipa dinâmica, focada no presente mas com os olhos no futuro, que valoriza os seus clientes sem se esquecer de valorizar os seus consultores. É uma relação bilateral de extrema importância.