A felicidade é SMART pela 3ª vez!

28 maio, 2019

O segredo da produtividade

06 setembro, 2019

Opinião

Emprego à distância

O mundo do trabalho tem vindo a mudar e trabalhar fora do escritório é uma das grandes tendências. Segundo o nosso Smartie Alexandre, "o tempo dos chefes de olho na linha de produção para garantir uma maior eficiência, acabou".

21 agosto, 2019
emprego distancia

Serão os empregos à distância o futuro do trabalho? O tempo dos chefes, de cigarro no canto da boca, de olho na linha de produção para garantir uma maior eficiência, acabou. Agora as empresas, em alguns tipos de trabalhos, ao facilitarem na forma e na localização que os seus colaboradores escolhem para desenvolverem as suas funções, estão a mudar a História do Trabalho.

Algumas empresas já começaram a perceber que existem vários custos associados à “estadia” dos seus colaboradores nos seus escritórios. Consumo de energia, custos com consumíveis, custos com manutenção e limpeza de casas de banho. Existem também custos associados a ofertas que a empresa põe à disposição dos colaboradores como a copa e sua manutenção, café, água, fruta, entre outras. Existem também os custos do lado do trabalhador que têm a ver com o seu transporte para o escritório, tempo perdido nessa mesma deslocação, custo de manutenção da viatura ou custo com os títulos de transporte, custo associado ao guarda-roupa, no caso da empresa não ter um local para as refeições podemos considerar o custo de comer fora da empresa.

Existe também um lado menos bom neste tipo de forma de trabalhar, uma ligação que se perde quando os trabalhadores não estão todos fisicamente no mesmo espaço, a falta de sensação de camaradagem, de pertença à equipa e aprendizagem que existe quando as experiências do dia-a-dia fazem os colaboradores evoluir em conjunto. Há quem ache que esta teoria cai por terra com a utilização de algumas aplicações como o Skype, Slack e Google Hangouts, e alega que o espírito de equipa pode continuar a evidenciar-se desta forma fazendo reuniões por videoconferência e mantendo o contacto em eventos esporádicos da empresa.

Estudos revelam que as pessoas que trabalham a partir de casa, em geral, são mais felizes e produtivas. A possibilidade de fazer o nosso trabalho de qualquer lugar dá-nos uma sensação de liberdade e a ausência de stress a caminho do trabalho tem benefícios para a nossa saúde mental extraordinários visto termos mais tempo para nos dedicarmos aos que mais gostamos, como passatempos, amigos e família.

Um dos tabus que faz com que as empresas tenham alguns receios de adoptar este tipo de flexibilidade é o de não terem o controlo de aquilo que os seus colaboradores estão a fazer. Outra questão é acharem que o colaborador tem que estar sempre disponível, acabando a pensar que não estará a fazer o que lhe compete se por alguma eventualidade não responder de imediato, esquecendo eventualmente que o colaborador tem sempre direito a tempos de pausa. 

O Código do Trabalho define esta actividade como "prestação laboral realizada com subordinação jurídica, habitualmente fora da empresa e através do recurso a tecnologias de informação e comunicação". Deve também estar explícito no contrato de trabalho a possibilidade deste tipo de flexibilidade. O trabalhador tem os mesmos direitos que os que se deslocam à empresa. A empresa tem o direito de controlar a atividade ou os instrumentos de trabalho do empregado visitando-o na sua residência durante o horário de trabalho. Se não for definido no contrato de trabalho, então os instrumentos de trabalho terão que pertencer ao empregador. O regime de teletrabalho só pode existir durante 3 anos. Depois desse prazo terá que voltar aos escritórios da empresa.

A tendência do mercado é aumentar o número de pessoas a trabalhar nesta situação. A forma de o fazer sem olhar para as pessoas de forma diferente é definir objectivos. Assim é mais fácil medir o sucesso desta nova forma de lidar com o trabalho


Por: Alexandre
Smartie Outsystems.

Newsletter Smart

Queres saber mais sobre a Smart? Subscreve a nossa newsletter!
Novidades, Eventos, Oportunidades e muito mais.