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Opinião

Não basta fazer, é preciso saber contar!

Talvez tenhas tido um percurso académico e profissional invejável, mas será que sabes como chamar a atenção dos recrutadores? Podes aprender agora, nós temos algumas dicas para ti!

21 maio, 2019
escreverumbomcv

Na área das Tecnologias da Informação, o LinkedIn é utilizado sobretudo para recrutar e procurar os melhores candidatos. É, por isso, de extrema importância a forma como os utilizadores se apresentam ao mercado de trabalho. É fundamental que o perfil de LinkedIn seja atrativo aos olhos de recrutadores e que esteja devidamente preenchido e atualizado. Para além disso, não se deve descurar a importância de existir um currículo que possa ser enviado como resposta a anúncios ou candidaturas espontâneas.

Hoje em dia, ainda é difícil encontrar bons currículos, não pelo conteúdo mas sim pelo formato em que é apresentado. Podes ter trabalhado em grandes projetos e ter obtido grandes resultados, tanto profissionais como académicos, mas se não souberes apresentá-los de uma forma cativante podes nem chegar a ser considerado para possíveis oportunidades profissionais. Por isso, damos-te algumas dicas que consideramos relevantes para a construção de um bom currículo:

- Aposta num template original de forma a que se destaque no meio das centenas de currículos que um recrutador analisa. Evita o tradicional formato Europass. Não é necessário seres nenhum mestre do design, existem vários sites com templates gratuitos e fáceis de personalizar, como por exemplo o Canva. Este é um dos que te recomendamos, mas existem vários disponíveis. 

- Quando preencheres o teu currículo, tem em conta que a verdade é a tua melhor amiga, não vale a pena inventares projetos e cursos, tudo o que não for verdade será facilmente descoberto. Sê tu mesmo/a, faz das tuas limitações as tuas grandes forças (seja falta de experiência ou competências que ainda tenhas de desenvolver). Para um potencial “problema” apresenta logo uma solução. A pessoa que te está a entrevistar também não sabe tudo, nem nasceu ensinado, é algo importante a recordar.

- Em relação ao conteúdo, primeiro que tudo, deves apresentar-te de forma resumida. No cabeçalho deverão constar os teus dados pessoais (nome, área de residência, número de telemóvel, endereço de e-mail, skype ID e endereço de LinkedIn). E claro, uma fotografia tua! Neste último ponto, apela-se ao bom senso uma vez que a foto deverá ser profissional. Isto não significa que devas estar demasiado sério ou formal, tudo depende do tipo de empresa e do cargo a que te estiveres a candidatar! Por exemplo, na Smart Consulting gostamos de pessoas felizes, por isso um bom sorriso é mais do que bem-vindo. Porém, existem algumas regras que se aplicam à maioria das empresas, nomeadamente a importância de a foto ser tirada num fundo liso.

•    De seguida, expõe o teu percurso profissional e académico. Em relação aos estudos, não nos contes tudo, opta apenas pelo que fizeste mais recentemente e por aquilo que consideras mais relevante. Nesta parte deves também incluir workshops e certificados. Se ainda não tiveres experiência profissional,  não te preocupes, todos temos que começar por algum lado! Nesse caso, acrescenta outro tipo de experiências, como desporto ou voluntariado. Se tiveres espaço, explica resumidamente que soft skills e valências adquiriste com essas experiências. Se já tens experiência profissional, a regra inicial também se aplica aqui: conta-nos apenas o mais recente e/ou relevante. Se possível, por baixo dos cargos que desempenhaste, detalha um poucos as tuas funções e/ou os projetos em que estiveste a trabalhar.

•    Por fim, apresenta algo mais pessoal sobre ti, três ou quatro hobbies que te identifiquem e que mostrem os teus gostos e personalidade. Um recrutador não procura apenas as tuas capacidades e know-how, mas também as tuas paixões e sonhos. Afinal de contas, é isso que nos move a todos! E é precisamente isso que nos mostra se queres alcançar os teus objetivos da forma Smart Way To Do IT.

•    Grava o teu currículo num formato “fechado” e leve, que permita ser enviado por e-mail sem problema, que possa ser aberto em qualquer dispositivo sem que fique desformatado e que não permita edição por parte de terceiros.

Já tens tudo para criar ou melhorar o teu currículo! A seguir, é só enviares para work@smartconsulting.pt


Por: Departamento de Marketing e Departamento de Recursos Humanos
Smart Consulting

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