Smart Consulting Brand Icon Smart Consulting Brand Logo
Smart Talent: Nelson, guitarrista de metal

06 março, 2017

Smart Talent: Diogo, ver o mundo de outra perspetiva

13 novembro, 2017

Smarties

Smart Talent: Nuno, praticante de Taekwondo

O nosso consultor Nuno Delgado nunca tinha sequer pensado em praticar desportos de combate. Começou apenas para acompanhar um amigo, mas hoje o Taekwondo é uma das suas grandes paixões.  

10 dezembro, 2017
Smart Talent: Nuno, praticante de Taekwondo

Iniciei em 2008 a Licenciatura em Engenharia Civil, onde tive o prazer de participar como assistente de investigação em projetos de Ensino de Engenharia. Terminada a Licenciatura em iniciei o mestrado em Engenharia e Gestão de Energia no Instituto Superior Técnico, ao mesmo tempo que iniciava um estágio Profissional na Câmara Municipal do Barreiro, onde exerci até janeiro de 2016 as funções de Engenheiro Civil e Gestor de Energia, deixando 3 projetos de reabilitação de estruturas camarárias e 7 estudos para melhoria de eficiência energética. 

Terminado o estágio e deparando-me com a estagnação da engenharia civil em Portugal, resolvi orientar-me para o mercado de informática, muito dinâmico e cheio de oportunidades. Foi recrutado pela Randstad IT em abril de 2016 onde obtive o certificado de Outsystems associate developer, e passado um ano, aqui estou na Smart!

Comecei aos 18 anos a praticar Taekwondo, não fazia ideia de onde era originário, nem no que era, para além de ser uma arte marcial. Já tinha praticado ginástica e natação, desportos de combate era coisa que nunca me tinha passado pela cabeça, a ideia nunca me tinha seduzido. Aquilo que a início tinha sido apenas acompanhar um amigo acabou por se tornar numa paixão que dura até hoje, mesmo que a disponibilidade e os “velhos” ossos não deixam praticar com a frequência desejada. Paixão essa que nasceu não do esforço físico em si, mas no espírito de equipa e a filosofia em que o Taekwondo se baseia. Para os quem vê de fora o Taekwondo, este apresenta-se como um mais um desporto de combate, é no entanto mais do que isso. 
O Taekwondo nasceu na península Coreana como uma arte marcial na década de 40 do século XX, como forma de resistência à ocupação japonesa. As artes marciais envolvem processos de defesa pessoal com ou sem armas, o que explica o nome marciais ou guerreiras, hoje em dia, as artes marciais tornaram-se em desportos, cujo objetivo é aperfeiçoar o corpo e  mente, sendo esse o actual objectivo do praticante de Taekwondo. Mas o que realmente me agarrou a este moderno desporto de combate é a sua filosofia, que é muito bem resumida nos seus cinco princípios: 


●    Cortesia: Ser cortês é ser atencioso e interessado pelo bem-estar dos outros;
●    Integridade: Ser íntegro é ser responsável e ter uma atitude socialmente adequada, sem prejudicar terceiros; 
●    Perseverança: Ser perseverante é procurar alcançar os objectivos, apesar das adversidades que se tenham de enfrentar;
●    Autodomínio: Ter autodomínio é possuir a capacidade de controlar as reacções físicas e emocionais, evitando confrontos desnecessários e mantendo uma postura modesta, humilde e sincera;
●    Espírito indomável: Ter espírito indomável é ter uma mentalidade forte, capaz de nos motivar para a concretização dos objectivos pessoais e lutar até ao fim, seguindo os princípios que nos servem de caminho.

Ao longo destes anos tento aplicar estes princípios em tudo o que faço, sendo a perseverança algo que ficou tão embutido em mim. A perseverança permitiu-me obter alguns resultados interessantes a nível distrital, com participações em torneios Nacionais. Em 2011 quando obtive a graduação de 1º Dan, mais conhecido por não praticantes como Cinto Negro, dei início a uma outra vertente, a de ensinar novos praticantes, aos quais, para além da técnica, sempre me esforcei por transmitir os princípios do Taekwondo, principalmente ao mais jovens, para que estes os levassem do ginásio para o seu dia a dia.

 

Por: Nuno
Smartie OutSystems e praticante de Taekwondo

Newsletter Smart

Queres saber mais sobre a Smart? Subscreve a nossa newsletter!
Novidades, Eventos, Oportunidades e muito mais.