Smart Consulting Brand Icon Smart Consulting Brand Logo
SMART Talent: Jorge, o campeão mundial de pool

02 março, 2018

O novo mundo da Realidade Virtual e Realidade Aumentada

26 abril, 2018

Opinião

OutSystems, a plataforma Low-Code Portuguesa

Na semana passada tivemos mais uma Smart Session de Outsystems com o nosso colaborador Alexandre, que nos explica neste artigo em que consiste esta tecnologia.

03 abril, 2018
OutSystems, a plataforma Low-Code Portuguesa

A OutSystems foi fundada em 2001 com o objectivo de ajudar as empresas de desenvolvimento a entregar os seus projectos a tempo e horas. Criaram um produto que resolve esse problema. Líder no desenvolvimento e oferta de plataformas low-code, oferece uma forma de desenvolvimento rápido de aplicações para vários dispositivos, um ambiente visual de desenvolvimento full-stack, uma passagem para produção de forma rápida e criação fácil de aplicações para ambientes mobile.
 

 

 

São disponibilizadas ferramentas simples de integração com outros sistemas. Tem à disposição vários conectores pré-feitos. Criação e consumo de webservices sem ter que recorrer a código. Ligação aos serviços de cloud mais populares. Reutilização de lógica criada noutros sistemas. Fácil debug das aplicações para depuração. Sistema automático de aviso de erros e impacto de alterações. Sistema automático de actualização de dependências. Sistema de controlo de versões. Muitas destas funcionalidades fazem desta uma plataforma com muito potencial.
 

 

A Outsystems garante que a sua plataforma oferece segurança, escalabilidade, performance, arquitectura e publicações flexiveis. A sua ferramenta de criação de aplicações, o Service Studio, permite aos programadores rapidamente criarem, actualizarem aplicações web e mobile e serviços.

Debaixo do capô a Outsystems oferece duas stacks, uma em .NET e outra em Java. Em .NET as páginas são criadas em ficheiros aspx com dll’s e publicadas num servidor IIS, usando bases de dados SQL Server, Oracle ou MySQL. Na stack de Java as páginas jsp e jar são enviadas para um servidor JBoss ou WebLogic e usam bases de dados Oracle ou MySQL. Permite também extender as suas capacidades através do Integration Studio criando ligações a outros tipos de bases de dados e lógica.
 

 

 

Para gerir todo o funcionamento da área pessoal a Outsystems oferece uma ferramenta de gestão via web, o Service Center, que permite o controlo a administradores de sistemas, managers e equipas de gestão de operações. Para a passagem das aplicações entre os vários ambientes de desenvolvimento existe uma ferramenta chamada LifeTime.

 

 

 

Num contexto de comunidade, partilha de informação e ajuda a Outsystems criou um repositório de funcionalidades pré feitas para poderem ser gratuitamente utilizadas nas aplicações, chamado Forge. Criou também fóruns para que todos possam tirar as suas dúvidas e partilharem conhecimento.


 

 


Por: Alexandre
Smartie Outsystems Developer

Newsletter Smart

Queres saber mais sobre a Smart? Subscreve a nossa newsletter!
Novidades, Eventos, Oportunidades e muito mais.