Smart Consulting Brand Icon Smart Consulting Brand Logo
Smart Talent: Gabriel apresenta o seu talento e amor pela música

27 fevereiro, 2018

Smart People: Denis, ao lado da SMART desde sempre

10 fevereiro, 2018

Opinião

Cidades Smart: a tecnologia ao serviço do Homem

Cidades inteligentes e eficazes que, através da tecnologia, alteram a forma como vivemos o nosso dia-a-dia. São smart e estão a surgir mesmo ao nosso lado. Já vivem numa cidade smart?

20 fevereiro, 2018
Cidades Smart: a tecnologia ao serviço do Homem

Um dos grandes temas que marca a atualidade é o das Smart Cities ou, em português, Cidades Inteligentes. Através da tecnologia, estas cidades tornam-se mais eficazes e desenvolvem-se de forma mais rápida, melhorando as condições de vida de quem vive nas mesmas. São cidades inteligentes e sustentáveis, capazes de dar resposta aos problemas dos seus habitantes. Na verdade, pretende-se que façam mais do que isso: o objetivo é que sejam capazes de antecipar problemas, antes mesmo de alguém sequer pensar neles. Eficientes na forma como gerem os seus recursos, minimizam desperdícios e criam novas oportunidades e formas de viver o dia-a-dia.

Num mundo em que as alterações climáticas e a escassez de recursos são grandes preocupações, tornar os centros urbanos mais eficientes e ecológicos é mais do que um desejo: é uma necessidade. Estas cidades parecem ser a solução para os problemas enfrentados nos grandes centros urbanos, nomeadamente para o congestionamento do trânsito e para a poluição.

As cidades inteligentes estão ainda a dar os primeiros passos, mas o seu impacto já é notório. Porém, ainda pouco se sabe de concreto sobre a forma como vão evoluir. Espera-se um ambiente mais sustentável e ecológico graças à tecnologia elétrica e autonóma, um aumento da produtividade, uma maior rentabilização do nosso tempo e redução de custos. No entanto, o impacto e a evolução tecnológica nestas cidades é imprevisível. Os avanços tecnológicos não param e o futuro das Smart Cities está dependente dos mesmos. É raro o dia em que não se ouça falar de uma nova descoberta tecnológica feita algures no mundo.

Temos tendência para referir estas cidades como as cidades do futuro, talvez por ainda ser um pouco difícil de as imaginar a funcionar na sua plenitude. Contudo, esta realidade está já bem mais perto do que possamos pensar.

Cascais é considerada a cidade mais smart de Portugal, tendo inclusive participado este ano no CES (Consumer Electronics Show), um dos principais eventos tecnológicos mundiais. Com o Fix Cascais, os cascalenses podem reportar à Câmara de Cascais problemas que encontrem nos espaços públicos. Têm também ao seu dispôr o MobiCascais, um sistema de mobilidade integrado. O primeiro Centro de Controlo Smart City da região algarvia foi inaugurado no dia 25 de janeiro em Lagoa. Neste centro são recolhidos e analisados dados de sensorização, assim como situações reportadas pelos cidadãos. Em função disso, é possível iniciar os processos de resolução dos problemas identificados através de uma app. Desta forma,  estabelecem-se as condições para que haja uma comunicação e gestão de recursos mais participativa e eficiente.

As Smart Cities já começaram a desenvolver-se e não há-de faltar muito para começarmos a falar num Smart World.

 
Por: Mariana
Smartie Marketing Assistant

Newsletter Smart

Queres saber mais sobre a Smart? Subscreve a nossa newsletter!
Novidades, Eventos, Oportunidades e muito mais.