O que será “programar” dentro de 10 anos?

26 outubro, 2018

Somos uma das Melhores Empresas para Trabalhar em 2018!

05 novembro, 2018

Opinião

Ajudar sem sair do escritório

No meio de tantas iniciativas para ajudar o ambiente, escolher por onde começar pode tornar-se difícil. No entanto, reduzir a pegada ecológica é tão simples que nem é preciso sair do escritório. Descobre o que podes começar a fazer já hoje.

26 outubro, 2018

Atualmente existem várias iniciativas para ajudar o ambiente, como a limpeza das florestas, a plantação de árvores, serviços de bicicletas e de carros partilhados.

Para além disso, há várias ações que podemos implementar no dia-a-dia, sem que tenhamos que recorrer a terceiros ou sair do escritório. Porque não começar já no nosso local de trabalho, onde passamos uma boa parte do nosso dia? 

Comecemos pelo plástico. Ainda que possamos reutilizar as garrafas de plástico, eventualmente estas terão que ser substituídas e a sua reutilização aumenta a acumulação de bactérias, o que poderá ser prejudicial para a saúde. Para além da quantidade de dióxido de carbono e de petróleo gasta na produção de cada garrafa de plástico, este material demora 500 anos a decompor-se. No entanto, existem cada vez mais alternativas práticas e sustentáveis, como as garrafas de vidro e de alumínio. Também os copos descartáveis para beber café podem facilmente ser eliminados, se os substituírmos por uma caneca ou chávena. Caso se beba dois cafés por dia no escritório, 5 dias por semana, durante um ano, serão menos 520 copos no lixo, por pessoa.

Ter sempre um ou dois sacos de pano no nosso local de trabalho é também outra forma de reduzir o plástico. Deste modo, evita-se a compra de sacos de plástico desnecessária, o que pode revelar-se bastante útil, especialmente nas idas inesperadas ao supermercado durante a hora de almoço.

Embora haja a tendência para uma digitalização crescente das tarefas laborais, o papel continua presente, seja porque nem sempre pode ser substituído, ou porque há habitos que custam a mudar. Porém, não é difícil reduzir o seu uso. Apenas é necessário reutilizar folhas usadas como rascunho, assegurando que não há mais espaço para escrever antes de irem para o papelão. 

Por fim, passar a mensagem. Para o fazer, não há necessidade de falarmos constantemente sobre o assunto e de tentarmos impôr as nossas ideias, antes pelo contrário. Se o fizermos, o resultado poderá ser precisamente o oposto do pretendido. Por vezes, não existe nada mais eficaz do que dar o exemplo a quem nos rodeia. 

Ser Smart é simples, mas faz toda a diferença e o ambiente agradece.
 

Por: Departamento Marketing
Smart Consulting

Newsletter Smart

Queres saber mais sobre a Smart? Subscreve a nossa newsletter!
Novidades, Eventos, Oportunidades e muito mais.